POLITICA EM DIA

POLITICA EM DIA
NOTÍCIAS EM GERAL

sexta-feira, 18 de maio de 2012

DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL

Sesap comemora o Dia da Luta Antimanicomial no Parque das Dunas




FOTO/BLOG
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) promove nesta sexta feira (18), no Parque das Dunas, atividades relacionadas ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial.

Durante todo o dia, cerca de 200 pessoas, entre usuários e profissionais dos 34 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) existentes no estado estarão participando de atividades lúdicas, apresentações sócio culturais, palestras e exposições, além de atividades físicas.

O Dia Nacional de Luta Antimanicomial reforça as discussões com a sociedade contra o preconceito e a exclusão que essas pessoas enfrentam no país. A Reforma Psiquiátrica, instituída no Brasil pela Lei 10.216, de 2001, propõe um novo modelo humanizado de assistência aos brasileiros com transtornos mentais atendidos no Sistema Único de Saúde, buscando formas de tratamento diferentes da hospitalização.

NA abertura do evento, o psiquiatra Adriano Araújo, Coordenador Estadual de Saúde Mental do RN, falou exatamente da importância desses momentos no tratamento dos pacientes. “Trazê-los para o parque das dunas, já estamos iniciando um processo de inclusão, necessário para a vida deles. Aqui estaremos discutindo e compartilhando histórias de vida junto à natureza”, disse Adriano Araújo.

O Rio Grande do Norte apresenta uma boa cobertura dos serviços, mas ainda precisa melhorar na qualificação e na oferta de equipamentos. De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é oferecer um serviço a cada 100 mil habitantes, aqui no estado possuímos 0,92 para 100 mil habitantes.

Para a enfermeira Poliana Santos, representante do Caps da Cidade de Santa Cruz, esse é um momento de renovação para toda a equipe. “Aqui estamos nos cuidando para cuidar e tratar deles, é um aprendizado a cada momento”, disse a enfermeira.
 

FONTE - Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR,
 com informações da Sesap
VIA - DNONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário