POLITICA EM DIA

POLITICA EM DIA
NOTÍCIAS EM GERAL

domingo, 20 de maio de 2012

CPI DE CACHOEIRA

Blindagem na CPI de Cachoeira ajuda governadores 



RELATOR DA CPI DO CACHOEIRA
Cão de guarda do Palácio do Planalto, o relator da CPI do Cachoeira, deputado federal Odair Cunha (PT-MG), cumpriu à risca a missão de blindador oficial durante reunião administrativa. A comissão aprovou a convocação de 51 pessoas, grande parte integrante da organização criminosa, e 36 quebras de sigilos fiscais, bancários e telefônicos. "Só pegou os bagres", resumiu a senadora Kátia Abreu (PSD-TO).

Numa manobra visível para blindar o governo federal, que mantém contratos bilionários com a Delta em todo o Brasil, costurada por parlamentares do PT e do PMDB com votos de oposicionistas, o relator conseguiu, como queria desde a apresentação do plano de trabalho, restringir a investigação da construtora Delta apenas à Região Centro-Oeste. Mais: a comissão não convocou nem quebrou o sigilo do dono da empresa, Fernando Cavendish, flagrado numa das escutas telefônicas dizendo que compra um senador por R$ 6 milhões.

Num grande acordão partidário, também foram poupados os governadores Marconi Perillo (PSDB-GO), Agnelo Queiroz
(PT-DF) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ), além do ex-diretor do Dnit Luiz Antônio Pagot. Todos esses requerimentos, considerados polêmicos, só vão ser apreciados na próxima reunião administrativa, marcada para 5 de junho. Mesmo assim, conforme o deputado Odair Cunha, as convocações podem mais uma vez não serem votadas.

A CPI aprovou apenas a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico dos últimos 10 anos das filiais da Delta em cinco unidades da Federação: Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Em relação aos executivos da construtora, a comissão se restringiu a quebrar o sigilo do ex-diretor do Centro-Oeste Cláudio Abreu.

O argumento, bastante frágil e repetido inúmeras vezes pelo relator, era de que "ainda não há indícios que justifiquem a convocação ou a quebra de sigilo da Delta no país inteiro". Ao fim da sessão, o senador Pedro Taques (PDT-MT) definiu o encontro: "Nós amarelamos". O deputado pernambucano Sílvio Costa (PDT-PE) foi mais além e ironizou. "Vossa excelência não consegue convencer uma criança de 3 anos que essa Delta não tem que ter seu sigilo aberto em todo o país."

Ex-mulher

Durante a sessão, os requerimentos foram votados em bloco. Odair Cunha defendeu, sob protestos, que a votação dos requerimentos relativos à quebra do sigilo da Delta em nível nacional e à convocação dos governadores seria adiada. Pela primeira vez, o relator deixou o estilo mineirinho de lado e falou alto. "Aqui existe um foco. Quem quer investigar tudo não quer investigar nada."

Dentre os requerimentos de convocação aprovados estão o da ex-mulher do contraventor Andrea Aprígio; do ex-cunhado Adriano Aprígio; do sobrinho Leonardo de Almeida Ramos; do pai, Sebastião de Almeida Ramos; e do irmão Marcos Antônio de Almeida Ramos. Os integrantes aprovaram ainda as oitivas do procurador Benedito Torres, irmão do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), dos delegados da Polícia Federal Fernando Byron e Deuselino Valadares e do ex-chefe de gabinete do governador Agnelo Queiroz, Cláudio Monteiro.

As 13 empresas listadas pela Polícia Federal como integrantes do esquema Cachoeira tiveram os sigilos fiscal, bancário e telefônico quebrados. Foi aprovado requerimento pedindo ao Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça que negocie acordos, com ajuda da Interpol, para viabilizar a identificação de contas bancárias e bens móveis e imóveis no exterior de propriedade de Cachoeira, Demóstenes Torres e outros integrantes do grupo.

De Vaccarezza para Cabral

Enquanto os parlamentares discutiam se iriam convocar os governadores, o deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP), ex-líder do governo no Congresso, mandou uma mensagem pelo celular ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. "A relação com o PMDB vai azedar na CPI, mas não se preocupe, você é 'nosso' e nós somos 'teu' (sic)." O flagrante foi registrado pela equipe de reportagem do Jornal do SBT.
 
FONTE - O Poti
                                                                                                                    VIA - DNONLINE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário