POLITICA EM DIA

POLITICA EM DIA
NOTÍCIAS EM GERAL

domingo, 13 de maio de 2012

CONSELHO POLÍTICO

 

Conselho Político não tem poder de tutela, diz Henrique Alves

Deputado diz que tomada de decisões continua cabendo à governadora Rosalba Cialini: "Nosso papel é auxiliar", comentou.

                                                                                                                                                     FD/Nominuto
Henrique Eduardo Alves: PMDB não tutela governo do DEM.
O deputado federal e líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves, minimizou os efeitos atribuídos ao Conselho Político da governdora Rosalba Ciarlini (DEM) e disse que ele não tem poder de tutela sobre as decisões da chefe do Executivo.

Em entrevista, Henrique Alves fala especificamente sobre o papel do PMDB nesse conselho que se propõe a auxiliar Rosalba Cialini e fala ainda sobre como o partido se articula para as eleições em Natal, com a candidatura de Hermano Morais, conforme a íntegra abaixo:


Nominuto: A candidatura de Hernano Morais ja está consolidada do ponto de vista partidário. Como a militância do PMDB está abraçando este projeto?

Henrique Eduardo Alves: Ohe, é uma canditura consolidada no PMDB. A gente parte com muito realismo da canditura porque 20 anos nao disputamos eleições em Natal. Está mais que na hora de nós de fazermos isso. Acredito que a partir de junho junho as convenções e coligações formalizadas, começa para valer a companha de um candidato ficha limpa com a história belíssima, intentificação Natal, quarto mandato: veriador, deputado estadual. Prtanto é um candidato a altura daquilo que pensa o povo de Natal.

N: Seu pai, nas campanhas da década de sessenta, resgatou, aliás, criou um símbolo ligado ao PMDB no movimento democrático, o simbolo da esperança. A candidatura de Hemano tem a força para resgatar uma Natal melhor?
HEA: É, Hermano vem com a proposta de vir diferente, né? Procura mostrar a Natal propostas claras, sair da mesmice de todos aqueles problemas que nós todos conhecemos. Natal quer saber o que o seu futuro prefeito realizará. Então Hermano está juntando pessoas capazes, gente capacitada,portanto, com compromisso que quer realizar a cidade de Natal.

N: O deputado Walter Alves aceitou ser coordenador da campanha do Hermano em Natal. Isto representa a unidade do PMDB dentro desse projeto, considerando que ele é ligado à outra ala do partido, à de Garibaldi?

HEA: Muito bem lembrado. Aqui e acolá tem algumas pessoas que questionavam a relação com Garibaldi, como ia ser. No passado, pessoas já aconteceram com esses laços familiares em evidência. A presença de Walter consolida, que foi sondado para ser o candidato. Mesmo os que não têm o voto em Hemano hão de reconhecer que ele é competente e preparado.
N: Você esteve recentemente na Caixa Econômica com Hermano para se inteirar sobre as obras de mobilidade urbana de Natal...

HEA: Preocupa cada vez mais o andamento das obras de mobilidade. É preocupante a situação da malha viária da cidade, a mesma há 20 anos e que recebe cada vez mais veículos. Todos nós devemos ter um cuidado, mas é hora de correção. A Copa do Mundo demanda isso. Me preocupo quando as obras do pátio da Urbana estão completamente atrasados. Os projetos na Caixas sequer foram aprovados. Cobrei agilidade, mas o banco diz que não depende dele.

N: A chapa do PMDB vai ser puro sangue? PR fechou aliança?

HEA: Conversas muito promissoras com o deputado João Maia, Está 90% de entendimento. Não será puro-sangue. Vamos ter aliança e vice de outro partido.
N: O PMDB passou a tutelar o Governo do Rio Grande do Norte?
HEA: Eu não entendi a pergunta [risos].
N: O PMDB era alidado do Democratas, mas não tinha essa importância tão grande como tem agora. Com o conselho político passou a ter importância maior? Passou a tutelar o governo?

HEA: Não. As decisões continuam com a governadora. A participação do PMDB é ajudar a pensar o governo. Será uma participação de acompanhar as dificuldades e buscar soluções.
N: Mas o governo está em crise. Tem dificuldades para nomear secretários e amarga reprovação.

HEA: Nomeação é de estrita responsabilidade de Rosalba. Ela escolhe quem tirar ou colocar. O Conselho, nesse sentido, só pode colabarar se instado a se manifestar.

N: Mas a notícia é que o conselho recomendou uma reforma política. No caso de Carlos Augusto, o senhor acha oportuna?
HEA: Vou deixar isso para análise dele. É decisão pessoal. PMDB quer aguardar pela decisão. Sei que deve ser cômodo para o casal essa participação. A maneira como ele pode contribuir. A influência e experiência que ele tem...
N: Jaime Mariz foi escolha do PMDB?

HEA: O PMDB se retrai disso. Essa questão de cargos é mais próxima do ministro Garibaldi do que eu, que não apoiei a candidatura da governadora. Mas retraímos. Preferimos esperar que ela se manifeste pedindo pela indicação.
N: A CPI do Cachoeira vai travar as atividades do Congresso?
HEA: Não. A dificuldade vai ser eleições. Mas ela vai ter seus trabalhos normalmente desenvolvidos.


FONTE - NOMINUTO.COM
Por  Dinarte Assunção   

Nenhum comentário:

Postar um comentário