POLITICA EM DIA

POLITICA EM DIA
NOTÍCIAS EM GERAL

sábado, 16 de junho de 2012

VEREADORA ?


PSB cogita candidatura na disputa proporcional


Presidente estadual do PSB, a ex-governadora Wilma de Faria analisa a possibilidade de entrar na disputa do pleito 2012 na capital potiguar. A assessores próximos e com marqueteiro a líder peessebista confidenciou a intenção dela ser candidata a vereadora ou de se autoindicar vice-prefeita na chapa do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT).

Júnior SantosWilma de Faria avalia alternativas para o pleito deste ano em NatalWilma de Faria avalia alternativas para o pleito deste ano em Natal

A indicação de vice caberá ao PSB, em acordo firmado com o PDT, e poderá ser esse posto o escolhido por Wilma de Faria para entrar na disputa. A outra alternativa seria ser candidata a vereadora. Como tem em Natal o seu principal colégio eleitoral, a estratégia da presidente do PSB seria não apenas tentar chegar na Câmara, mas formar uma base densa para conseguir articular a eleição para presidente do Legislativo da capital potiguar.

Esta semana, Wilma de Faria conversou com o marqueteiro Alexandre Macedo, com o dirigente do PSB Genildo Pereira e com outros assessores próximos. A eles fez sondagens e deixou em aberto a possibilidade de entrar na disputa de 2012. Embora tenha como principal projeto político a eleição de 2014, onde poderá ser candidata a governadora, Wilma de Faria visualiza no pleito deste ano a possibilidade de se manter na vitrine política e com isso começar a mobilização para a disputa de daqui a dois anos.

A definição da ex-governadora deverá ocorrer na próxima semana, quando o PSB fará sua convenção e homologará o apoio ao ex-prefeito Carlos Eduardo, que disputará o Executivo.

Um dos fatos que levam a apontar Wilma de Faria como possível indicada a vice é porque, embora a aliança com o PDT tenha sido fechada há quase um mês, até o momento ela não fez sondagens com os políticos que poderiam ser indicados a vice, como a vereadora Júlia Arruda ou o ex-secretário municipal de Obras Damião Pitta.

Dirigentes partidários muito ligados a ex-governadora garantem que a tendência é Wilma indicar Wilma.

Proporcional

As divergências para compor a aliança proporcional entre o PDT, partido do ex-prefeito Carlos Eduardo, e as demais legendas da aliança deverão levar a composição de três chapas na disputa por vagas na Câmara Municipal de Natal.

O PDT fará aliança com o PSB para chapa proporcional. A outra aliança será entre o PC do B e algumas legendas menores que estão na aliança. Já o PRB fará a terceira proporcional também com parceiros ainda a serem definidos. Os acertos estão sendo feitos pelo próprio ex-prefeito Carlos Eduardo.

A estratégia de compor três chapas proporcionais é uma tentativa de acomodar os partidos para tentar alcançarem quociente eleitoral.


FONTE -  TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário