DEM oficializa aliança com PSDB para eleições em Natal
Adriano AbreuDeputado Rogério Marinho discursa no ato de oficialização do apoio do DEM ao pré-candidato
"O DEM poderá indicar o vice, mas esse é um processo de diálogo que ainda faremos", disse Rogério Marinho. O evento político contou com a presença da cúpula do DEM, inclusive a governadora Rosalba Ciarlini.
O senador José Agripino Maia disse que o apoio ao PSDB em Natal faz parte da articulação nacional dos dois partidos. "Os dois partidos vão caminhando juntos em nome da oposição do Brasil. Aqui há conotação especial, Natal precisa de um administrador, de alguém que conheça números do orçamento, que saiba operar o dinheiro público", destacou o senador.
Em uma crítica direta a atual gestão da prefeita de Natal Micarla de Sousa (PV), o senador disse que a cidade está precisando de um "administrador". "Natal precisa de um administrador, de alguém que conheça números do orçamento, que saiba operar o dinheiro público. Rogério se prepara para ser prefeito de Natal há anos. Ele faz projetos bons para Natal", disse o senador Agripino. Ele lembrou que já foi candidato muitas vezes e disse que "sei como é importante você ter vontade de ganhar. Rogério Marinho terá oportunidade de mostrar do que é capaz".
O deputado federal Felipe Maia também trouxe um discurso de crítica a situação da capital potiguar e destacou que é preciso eleger um gestor que tire a cidade das baixas colocações na qualidade da educação e melhore a auto-estima da população. "Quero prefeito que traga de volta a auto-estima", destacou.
O deputado federal Rogério Marinho enalteceu o apoio do DEM como um "reforço importante para a pré-candidatura".
REELEIÇÃO
Durante o discurso que fez para agradecer o apoio do DEM, o deputado federal Rogério Marinho defendeu a reeleição da governadora Rosalba Ciarlini. Ele disse "não ter dúvida" que a chefe do Executivo estadual concluirá o mandato na perspectiva da reeleição. "Vamos ter posição de maior evidência para lhe ajudar (a Rosalba Ciarlini) e superar os problemas do Estado do Rio Grande do Norte", disse o deputado federal, ressaltando que o trabalho a ser feito é de "reestruturação".
Rogério Marinho chamou atenção para os índices de Natal, que mostram a cidade com 80% das residências sem escritura pública e 70% sem saneamento. "Administrar não é fazer teatro, não é quebrar Constituição em função circunstancial. Administrar é respeitar os cidadãos e as leis", disse o deputado, em uma clara referência ao fato do ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) ter as contas reprovadas pela Câmara Municipal.
O pré-candidato do PSDB disse que o gestor precisa de "criatividade" e nas críticas fez referência indireta não apenas a Micarla de Sousa, mas também aos ex-gestores Carlos Eduardo e Wilma de Faria. "Natal foi a cidade de médio porte que nos últimos dez anos teve o maior crescimento de favelas. Foram dez anos de improviso, da falta de condição de fazer uma cidade diferente. As pessoas se preparam para serem candidatas, mas não para administrar a cidade", destacou.
PMN ADIA DEFINIÇÕES EM NATAL
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Motta, participou do evento de adesão do DEM à pré-candidatura do deputado Rogério Marinho, mas foi cauteloso e não declarou apoio do seu partido, o PMN, à aliança.
O parlamentar disse que irá atuar junto ao diretório do PMN para que o apoio da legenda seja dado ao deputado tucano. "Devo dizer que faço parte de um partido que é presidido pelo deputado Antônio Jácome. Fazemos parte de um bloco político, capitaneado pela governadora Rosalba Ciarlini. Vamos nos reunir para deliberar oficialmente o apoio aquele que será o nosso candidato oficial a cidade de Natal", disse Motta.
Ele foi o único deputado do PMN que participou do evento promovido pelo Democratas. O deputado Antônio Jacome, embora convidado, não foi ao evento.
O PMN deverá se reunir nos próximos dias para definir o destino do palanque em Natal. Embora integre a bancada governista, o deputado Antônio Jacome tem ligações com a prefeita Micarla de Sousa. Já que foi por uma articulação da gestora, nomeando o vereador Heráclito Noé para secretário chefe do Gabinete da Prefeita, que o irmão do presidente do PMN, Osório Jacome (PSC), conseguiu chegar a uma cadeira na Câmara de Vereadores.
CRÍTICAS A WILMA DE FARIA
A governadora Rosalba Ciarlini trouxe um tom de crítica as gestões estaduais passadas durante o discurso que fez no evento que marcou a adesão do DEM à pré-candidatura de Rogério Marinho. Ela lembrou as operações Higia (que aponta um esquema de corrupção na Secretaria Estadual de Saúde), Foliaduto (denúncia de esquema de corrupção na Fundação José Augusto) e Ouro Negro (suposto favorecimento ilegal para concessão de benefícios) que ocorreram na gestão da ex-governadora Wilma de Faria.
"No meu Governo não tem Foliaduto, não tem Operação Higia, não tem Ouro Negro. No meu Governo não tem essas operações que envergonhavam o nosso Estado pelo Brasil todo", disse a governadora.
Ela disse que está fazendo uma reconstrução do Estado e frisou que já conseguiu resgatar a honestidade" da administração. "Não é fácil reconstruir. Tenha certeza já está reconstruída é a credibilidade do Rio Grande do Norte, a honestidade na administração pública. Tem gente querendo ver o circo pegar fogo. A guerra é grande, muitas dificuldades para serem superadas. Essas mãos sempre foram e continuarão limpas", disse a governadora.
Para rebater as constantes críticas a gestão da saúde, Rosalba citou, durante seu discurso, o trabalho que fez para reabrir o hospital de Assu e a instalação de unidades do SAMU em Santa Cruz, João Câmara e Assu, anunciando que também chegará ao Alto Oeste.
FONTE - TRIBUNA DO NORTE
Anna Ruth Dantas - Repórter
Nenhum comentário:
Postar um comentário