POLITICA EM DIA

POLITICA EM DIA
NOTÍCIAS EM GERAL

terça-feira, 5 de junho de 2012

NOVO SECRETÁRIO DE SAÚDE DO RN


Isaú aceita convite para comandar a Saúde do RN


Depois de mais de um mês com o cargo vago, a governadora Rosalba Ciarlini conseguiu encontrar um novo secretário de Saúde para o Rio Grande do Norte. O médico Isaú Gerino Vilela da Silva  aceitou o convite e a posse está marcada para amanhã à tarde, com o horário pré-definido para às 17 horas. Isaú Gerino, médico especialista em Cirurgia Geral, atuava como diretor geral do Hospital Santa Catarina, onde estava desde 2009. "Todo homem tem seus desafios e é quando a gente sente que pode produzir mais um pouco", comentou.

Rodrigo SenaIsaú reconhece dificuldades para indicar diretor do Walfredo, maior pronto-socorro do EstadoIsaú reconhece dificuldades para indicar diretor do Walfredo, maior pronto-socorro do Estado

Ele assume a função e já traz no bolso do jaleco um problema a resolver: o nome do novo diretor geral do Hospital Walfredo Gurgel, cargo vago há quase dois meses. "Está sendo mais difícil viabilizar uma direção para o Hospital Walfredo Gurgel do que o próprio secretário de Saúde. Mas a gente vai buscar alternativas, junto com a classe de profissionais e não apenas com a classe médica", comentou o futuro secretário de saúde.

Especialista em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública Brasil/França, ele assume um cargo já recusado por seis médicos. Antes de chegar a ele, a governadora fez diversas sondagens, mas todas recusadas. A Secretaria de Saúde ficou vaga desde a saída do médico Domício Arruda, que permaneceu por um ano e cinco meses na função. A exoneração ocorreu depois de o Jornal Nacional, da Rede Globo, ter mostrado o caos no atendimento do Walfredo Gurgel.


POSSE

A posse do novo secretário será nesta quarta-feira no Auditório da Governadoria. E já na próxima semana ele deverá cumprir sua primeira agenda administrativa em Brasília. Junto com a governadora Rosalba Ciarlini, Isaú Gerino será recebido pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O novo auxiliar de primeiro escalão irá pleitear recursos para implantar programas e reforçar os já existentes na rede pública estadual de saúde potiguar.

O quadro é preocupante. Hospitais lotados e sem estrutura para atendimentos. Faltam leitos de UTI tanto para adultos como para crianças. Além disso, o Estado enfrenta uma epidemia de dengue e os prefeitos reclamam que não há integração entre o executivo estadual e os municípios.


Em compasso de espera

Com a indicação do médico Isaú Gerino para a Saúde, ainda falta uma mudança a ser feita pela governadora Rosalba Ciarlini. A chefe do Executivo já confirmou que deseja indicar o marido, o ex-deputado Carlos Augusto Rosado para a chefia da Casa Civil. No entanto, a resistência ocorre por parte do escolhido. Na última sexta-feira, ao ser questionada pela TRIBUNA DO NORTE sobre o assunto, a governadora respondeu de pronto: "estou aguardando que meu marido se decida". A saída do atual secretário José Anselmo é dada como certa, assim como a indicação de Carlos Augusto. "Eu espero que ele queira, é que ele (Carlos Augusto) também tem que organizar a vida primeiro", disse a governadora Rosalba, durante a mesma entrevista.

Outro cargo vago, mas já com titular definido é a Secretaria de Justiça e Cidadania. O delegado da Polícia Federal Kécio Lima já aceitou o convite. A posse ainda não ocorreu porque falta a conclusão do trâmite burocrático de cessão por parte do Departamento Nacional da Polícia Federal.

Bate-papo

Isaú Gerino Vilela da Silva, médico


O que levou o senhor a aceitar ser secretário estadual de Saúde?

Todo homem tem seus desafios e é quando a gente sente que pode produzir mais um pouco. Quando cheguei no Santa Catarina (Hospital da Zona Norte) estava uma situação delicada. Com ajuda de todos conseguimos melhorar algumas coisas. Atravessamos recentemente dificuldades de abastecimento, mas estamos resolvendo. Conversei com a governadora (Rosalba Ciarlini) na casa dela e essa (o abastecimento) será uma das metas. Fiz algumas reivindicações  e conto com o apoio da governadora. Pretendo unir as classes sindicais, os conselhos regionais, os conselhos estadual e municipal de saúde.

Quais foram as reivindicações que o senhor fez à governadora?

A primeira é a autonomia, inclusive administrativa. Vou (para a Secretaria de Saúde) com total autonomia. Não sou político, sou técnico. Preciso de autonomia. Não gostaria que houvesse qualquer tipo de ingerência política. Quero trabalhar como técnico. Quero responder à altura da confiança que está sendo depositada em mim. Há percalços, mas se todo mundo der as mãos vamos conseguir. Precisamos melhorar o atendimento humanizado ao usuário. Na próxima semana irei a Brasília para conhecer os meandros do Ministério. Terei reunião com o ministro da Saúde (Alexandre Padilha). Vamos buscar alternativa para melhorar o padrão dos hospitais, os equipamentos. Nesse trabalho quero também ter respaldo permanente dela (da governadora). Esse respaldo será usado para buscar junto ao setor Financeiro, ao Planejamento, o melhor entendimento para conseguirmos viabilizar um bom trabalho. O desafio é grande, mas, se Deus quiser, não serei eu um secretário de saúde, seremos a família da saúde. O meu partido é o partido da saúde.

Um dos principais problemas da Saúde está concentrado no Hospital Walfredo Gurgel, que até sem diretor-geral está há mais de dois meses.

Está sendo mais difícil viabilizar uma direção para o hospital (Walfredo Gurgel) do que a escolha do próprio secretário de Saúde. Mas a gente vai buscar alternativas, junto com a classe de profissionais que lá trabalham, não apenas com os médicos. Vamos buscar, de mãos dadas, uma pessoa que possa conduzir os trabalhos  no Hospital Walfredo Gurgel. Hoje há uma grande sobrecarga no hospital. Precisamos do aumento de leitos, precisamos viabilizar também o hospital de trauma que é uma promessa de campanha da governadora. É necessário também aumentar o número de leitos nas UTIs.


FONTE -   TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário