POLITICA EM DIA

POLITICA EM DIA
NOTÍCIAS EM GERAL

terça-feira, 17 de julho de 2012

PESQUISAS ELEITORAIS



Candidatos divergem na avaliação da pesquisa


FOTO - BLOG POLÍTICA EM DIA
  Os candidatos a prefeito de Natal tiveram reações distintas sobre a pesquisa do Instituto Certus publicada pela TRIBUNA DO NORTE, edição do último domingo. Alguns candidatos disseram que os números não mudam em nada a estratégia de campanha, outro atestou que a estatística mostra a "realidade das ruas", mas teve também candidato que disse destoar o testemunho das ruas com os números do estudo.

Registrada com o número 031/2012, a pesquisa Carlos Eduardo Alves (PDT) em primeiro lugar,  com 55,71% das intenções de voto. Aparecem praticamente empatados o deputado Rogério Marinho (PSDB), com 7,43%, e  deputado Hermano Morais (PMDB), com 7,29%. O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) tem 5,14% de intenção de votos o que o coloca, segundo a margem de erro, também empatado tecnicamente com Rogério Marinho e Hermano Morais.

O quinto lugar na pesquisa é Roberto José (PCB). Ele está com 0,43% das intenções de votos. O candidato do PSOL, Robério Paulino tem 0,14%. Esses percentuais são da sondagem estimulada, na qual os pesquisadores apresentam os nomes dos candidatos aos eleitores entrevistados. Neste levantamento, 16,29% disseram que não pretendem votar em nenhum dos candidatos. Outros 7,57% disseram que não sabem em quem votar.

"Gostei muito do resultado, estou sentindo na rua esse resultado. Há um desejo latente do natalense de votar conosco para prefeito, já que nossa administração foi aprovada pela população de Natal", comentou o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT).

Ele afirmou que as grandes mobilizações de rua serão feitas a partir do dia 28 de julho. Até lá continuará com as reuniões de bairro. O prefeitável do PDT disse que desde julho do ano passado até abril deste ano realizou mais de 200 reuniões, que ele chama de núcleos de base.

"Nesse período ouvíamos e falávamos. Depois da convenção, de estrutura marketing, assessoria jurídica, continuamos com as reuniões e a campanha de rua começaremos no final do mês", disse Carlos Eduardo. 

O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) analisou que a pesquisa do Instituto Certus ainda não mostra o engajamento do eleitor. "A pesquisa divulgada pela Certus ainda não reflete o conhecimento e o engajamento do eleitor nestas eleições, uma vez que existe um percentual considerável de natalenses que ainda não decidiu em quem votar. Isto só se dará a partir da intensificação com o povo nas caminhadas, nos encontros e, principalmente, com a veiculação dos programas eleitorais no rádio e TV", analisou o candidato do PMDB.

Ele afirmou que a estratégia de campanha será mostrar ao eleitor "a nossa capacidade de fazer uma administração que tenha como prioridade o planejamento. Uma administração capaz de reunir apoios, de dialogar com as instituições constituídas e encontrar caminhos para resolver os problemas que Natal hoje enfrenta". Para Hermano Morais, é preciso mostrar à população o comprometimento do gestor, "o que não ocorreu nos últimos vinte anos".

MESMA ESTRATÉGIA

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT), que aparece em quarto lugar na pesquisa, afirmou que o resultado não muda em nada a estratégia de campanha. "Primeiro, porque ainda estamos no início da campanha. Depois, porque o fato mais relevante, como avaliou o diretor do Instituto Certus, Mardone França, foi o crescimento da candidatura do PT depois do registro, o que não aconteceu com as outras candidaturas", disse o petista, fazendo referência a declaração do diretor do Instituto Certus em entrevista a TRIBUNA DO NORTE.

O prefeitável do PT chamou atenção ainda para o número de pessoas que ainda não decidiram em quem votar, segundo a pesquisa espontânea. "Outro dado importante é que, segundo a pesquisa, 40% das pessoas admitem mudar o voto, enquanto outros 40% ainda não sabem em quem votar. Vamos continuar trabalhando, visitando os bairros e conversando com as pessoas para mostrar nosso projeto e as propostas do nosso programa de governo para Natal", ressaltou.

Roberto Lopes (PCB), penúltimo na intenção de votos, disse que recebeu os números da pesquisa com "naturalidade". "Nossa candidatura é para mostrar a verdade, temos uma campanha estruturada nas bases", comentou.

Robério Paulinho (PSOL), que apareceu em último lugar na pesquisa, contestou os números. "Não corresponde à realidade. Respeito o instituto, mas temos pesquisas em redes sociais com números muito diferentes e que mostram nosso grande desempenho", completou.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE procurou o deputado federal Rogério Marinho (PSDB), mas a Assessoria de Imprensa do candidato não retornou o contato.
 
 
FONTE - TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário